quarta-feira, 24 de agosto de 2011

INTERNET...

...o que El@ fez em noss@ vid@!

Para nós missionários, a Internet foi  a coisa mais importante que aconteceu nestes últimos anos, pelo menos para mim e meu esposo foi.  Desde que el@ chegou aqui na Guiné, isso no ano de 1996, el@ foi passando por muitas fases de aperfeiçoamento, e hoje 2011, el@ esta muito melhor, não temos do que reclamar, podemos tê-l@ em casa, muito diferente do que alguns anos atrás quando el@ era discada e só podíamos acessá-la@ na Lan House, e após dez a quinze minutos de espera para completar a conexão, escrevíamos rapidamente uma mensagem e antes de enviá-la, perdíamos tudo porque a energia ia embora ou simplesmente cai  a linha telefônica. Eu sempre ia em uma Lan House  que ficava a seis quadras da minha casa e lá eu ficava as vezes três  horas para ler nossos e-mails e sem conseguir responder a todos, tão lenta era a Internet. 
Um dia no ano 1999, eram mais ou menos 16h00 quando fui para a Lan House só para enviar uma mensagem para nossa igreja, como eu ia retornar logo não levei lanterna, aqui chama-se  “luz de mão”, mas complicou tanto com as caídas de energia e de conexão que quando me dei conta já estava escuro, sai para a rua e era uma escuridão só,  e eu sem lanterna! 
As ruas de Bissau não tinham luz (hoje, as vezes tem), a rua que eu tinha que voltar para casa era de terra e toda  esburacada  (hoje já é asfaltada), não tive coragem de dar um passo naquela escuridão. Esperei um pouco pensando que o meu esposo viria buscar-me, olhava cada pessoa que descia a rua  para ver se tinha algum conhecido para me fazer companhia, mas quem vê alguma coisa no escuro?  Fiquei ali parada sem saber o que fazer,  as pessoas desciam a rua com a maior facilidade e eu não conseguia dar um passo no escuro, mesmo que eu tentasse, não conseguiria ver os buracos, para os africanos isso não é problema, eles são incríveis, andam no escuro sem lanterna e os buracos também  eles tiram de letra. Cheguei a chorar sem saber o que fazer, estava a apenas seis quadras de casa e sem poder andar, e ainda não existia o celular aqui. Por fim tomei uma decisão; fui andado a passos de camaleão até chegar a uma Taberna de Mauritanios onde comprei uma lanterna e finalmente pude chegar em casa, parece coisa simples, mas para mim foi muito terrível pois estávamos no período pós-guerra e tudo ainda estava muito instável e inseguro, mas passou...
Muitos foram as dificuldades que enfrentamos até chegarmos onde estamos, ou seja, Internet em casa!

A Internet facilitou e mudou muito a nossa vida.
Ano 1994, Pr. Pedro entregando as cartas para a missionária Cristina do Amaral. Terça-feira!
Quando ouviamos ele chegando com o carro, saiamos correndo para ver as cartas...
Antes del@ chegar aqui, o dia mais feliz para nós era terça-feira, era o dia de ir aos Correios buscar as cartas que os nossos familiares e os irmãos da igreja nos enviavam, que felicidade ver meu esposo chegando com as mãos  cheias de cartas! Mas quando a Internet chegou, ninguém mais queria ir aos Correios, agora todos mandavam as mensagens eletrônicas, muito mais rápido e econômicas, mas não parou ai, agora temos  Facebook,  Twiter, Orkut, todos falam com todo mundo, falam sozinhos, tudo  ao mesmo tempo, todos vêem o que você  escreve, você não precisa mais abrir os e-mails para falar com alguém e mais ainda, você nem precisa responder se não quiser, basta “Curtir”, pronto você já disse para aquela pessoa que você viu e gostou, não é incrível!  A Internet se tornou  o principal aliado dos missionários. Temos o Skype para falar com a nossa igreja, temos a WebCan para ver nossos familiares todos os dias se quisermos (aqui na Guiné, basta ter luz). As saudades dos familiares diminuíram, muito diferente de quando precisávamos marcar um dia por mês para falar por telefone por um preço altíssimo (10 dolares o primeiro minuto...).
É, temos que “tirar” o chapéu para “El@”. Mas uma coisa é certa, temos que ter cuidado e muito, El@ tanto é uma benção, como pode ser um instrumento de semear contendas, temos o Facebook, o Twiter onde ficam expostos pensamentos e pequenas mensagens.
Que possamos usa-l@ com prudência e desfrutar as facilidades que el@ nos oferece sem fazer desse meio uma arma para desabafar coisas más. 
Que o Senhor nos guarde e nos use para semear a boa semente nos corações dos que usam esse maravilhoso meio de comunicação.
Minha mãe sempre nos ensinou algo que eu nunca me esqueci e que hoje pode perfeitamente se encaixar no Facebook, Twiter e outros, ela  nos ensinava  a escolher as pessoas com quem queríamos andar, ela sempre citava o conhecido ditado:
“ Diga-me com quem tu andas, que eu direi quem tu és”
Até hoje eu coloco em prática esse ensino, quando alguém que não conheço  pede para ser meu amigo(a) no Facebook, eu primeiro vou ao seu Mural, vejo quem são os seus amigos e só depois aceito ou não o convite.







Olha como a "Melhor idade" também já descobriu as facilidades da Internet...
(Minhas irmãs)







Então, desfrutemos dessa benção que o Senhor nos deu, que El@ seja seu principal aliado para semear a Palavra de Deus nos corações  aflitos.

Rachel Peres de Souza

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Igreja mais nova...

No dia vinte e cinco de junho de 2011, o Pr. Esequias Soares da Silva inaugurou a Igreja no bairro de Djogoró II em Bissau. Foi uma linda festa, a igreja estava lotada, mas como sempre em dia de inauguração tem muitas visitas, nós nunca sabemos quantas pessoas na verdade pertencem `aquela igreja, mas domingo, dia vinte e um de agosto, após dois meses da inauguração, fomos visitar essa igreja, qual não foi nossa alegria em ver que nesse dia ela também estava com muitos irmãos que já são membros da igreja de Djogoró II.
Realmente, aqui na Guiné, os Campos estão brancos para a ceifa...
































































Vejam a criatividade africana, eles ainda não tem tambor para tocar, mas não se apertaram e nem deixaram de louvar a Senhor como eles gostam, com tambor e palmas, improvisaram três galões vazios de oleo e o som é igualzinho ao do tambor.


Como ainda não haviamos ido ao culto  depois da inauguração, não sabiamos que eles ainda não tinham tambor e também um Pulpito.  Mas esta semana ja estamos providenciando  e logo eles estarão louvando ao Senhor com um tambor verdadeiro e com um pulpito para a pregar a Palavra de Deus.

Como é maravilhoso ver uma igreja com apenas dois meses,
com tantas crianças, adolescentes, jovens e adultos.
 Sempre falamos: não temos maior alegria do que essa.
Ver a Igreja do Senhor crescer em terras africanas.

Pr. Pedro de Souza

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Os acentos voltaram...

Como é bom ter sobrinhos não é? Eu tenho muitas sobrinhas e sobrinhos, para dizer a verdade eu perdi a conta...
Sabe quem me ensinou a colocar os acentos? Uma sobrinha especial, especial porque eu só coloquei o aviso no Bolg e ela imediatamente mandou-me a solução, mandou-me uma listinha com as teclas onde eu acharia os acentos...
Obrigada minha querida sobrinha Dani, você ocupa um lugar especial no meu coração!

Rachel Peres de Souza

sábado, 13 de agosto de 2011

Falta de acentos...

A partir de hoje, dia 14 de Agosto de 2011, algumas palavras nas postagens estarão sem alguns acentos como, o agudo, cedilha, etc., o motivo e que meu PC esta na UTI e estou usando um com teclado em Inglês e não consigo configurar ele, também não achei os acentos e o corretor ortográfico corrige só algumas, peco a compreensão de todos que com tanto carinho acompanham nossas postagens, creio que logo o meu PC terá alta da UTI e os acentos voltarão...

Rachel Peres de Souza

sábado, 6 de agosto de 2011

Igrejas da Guiné-Bissau

Comemorando os Vinte Anos da Fundação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus da Guiné-Bissau, preparei esta coleção de slide no formato pps e enviei por e-mail aos irmãos e amigos. Como gostei do efeito, coloquei-os no Blog, sei que há alguns meses atrás, eu ja coloquei fotos das Igrejas da Guiné, e que estas de hoje, em parte é uma repetição, mas com uma diferença, vocês vão ver as datas do início de cada uma delas, verão os missionários pioneiros e os pastores que ja foram ordenados, creio que é um bom resumo da Obra do Senhor aqui na Guiné. Espero que gostem e não se cansem da repetição...


































 









Rachel Peres de Souza

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Culto de Gratidão

No dia 23 de julho de 2011, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus da Guiné-Bissau comemorou Vinte Anos da sua fundação. O Conselho da Igreja organizou um culto especial para comemorar a data que foi antecipada para o dia 26 de junho de 2011. Para nossa alegria, o Pr. Esequias Soares da Silva e sua esposa, irmã Rute de Castro da Silva estiveram presentes.

No dia 26 de junho, domingo de manhã, tivemos o Culto de Gratidão pelos Vinte Anos da Igreja.


Abertura pelo Pr. Julio Panfon Uagna,
presidente do Conselho Nacional das Igrejas Assembléia de Deus da Guiné-Bissau
 
Pr. Esequias e irmã Rute com Pr. Pedro

 


As Igrejas de Bissau e Interior, estiveram presentes
  


Grupo Coral de Mulheres louvando ao Senhor
 
Os jovens apresentaram  lindas coreografias
 

A irmã Rute louvou ao Senhor
 

Pr. Esequias sendo interpretado pelo presbítero Mateus Selo
 

 
Separação de quatro diáconos e sete diaconisas


 













Consagração de cinco presbíteros

Ordenação de dois pastores

Irmãos Antonio Wana e João Demba, ordenados a pastores

Pastores da direita para a esquerda: Pedro de Souza, Antonio Wana, Júlio Panfon,
Tcharton S. da Costa, João Demba, Esequias S. da Silva e Lázaro A. dos Santos

Queremos louvar ao Senhor por estes Vinte Anos de vitórias da Sua Igreja na Guiné-Bissau, dos quais dezoito anos e meio, tivemos a honra e o privilégio de estarmos presentes apoiando a Igreja, juntamente com os pastores e irmãos guineenses, missionários que  trabalharam, e outros que ainda trabalham nesta obra tão grandiosa.

Queremos expressar a nossa gratidão ao Pr. Esequias Soares da Silva e todo Ministério de Jundiaí, que não tem medido esforços nestes anos todos em apoiar e ajudar a Igreja da Guiné-Bissau, ajuda em todos os sentidos, tanto espiritual como material. É sem dúvida, um apoio sempre presente.

Nossa eterna gratidão a todos...

Pr. Pedro e Rachel Peres de Souza