Estamos no mês de dezembro, este mês tem um encanto especial, já no primeiro dia sentimos algo diferente dentro de nós, tudo se torna mais bonito e alegre e esperamos com ansiedade pelo dia
25 de dezembro, data sem igual...pois nesse dia comemoramos o nascimento do nosso
Salvador Jesus Cristo!
25 de dezembro, data sem igual...pois nesse dia comemoramos o nascimento do nosso
Salvador Jesus Cristo!
Tudo é muito diferente da nossa maneira no Brasil, mas uma coisa podemos sentir; o espírito de Natal nos adultos e crianças, apesar das dificuldades financeiras, o povo faz de tudo para comprar uma roupa nova, as que tem um pouco mais de possibilidade pintam as casas, nos bairros, os moradores de cada rua se reúnem e fazem limpeza e as enfeitam conforme podem...
Não falta um bom almoço com a família.
As crianças também tem suas roupas novas, mas a maioria não ganham presentes...
No dia 25 quase ao anoitecer, elas saem andar pelas ruas do bairro onde moram, todas vestidas com suas roupas novas.
Eu sempre compro muitas balas e pirulitos para dar-lhes nessa hora que passeiam pelas ruas. Eu e meu esposo nos sentamos em um tronco de arvore que está bem em frente da nossa casa e que serve de banco, e aguardamos as crianças, não demora muito e lá vem grupos e mais grupos, andando para mostrar suas roupas novas.
Até um Papai Noel africano nós tivemos.
Na igreja tem uma programação especial, músicas e poesias alusivos à data.
As crianças recebem balas ao término do culto.
Também não falta nossa ceia de Natal, temos até Panetone (feitos por mim, pois a cultura aqui não tem o costume de comer panetones), sempre reunimos a famíla brasileira para comemorarmos a data.
No ano 2006, tivemos a honra de ter a presença do Consul senhor Sebastião Neves, que na época chefiava a Embaixada do Brasil na Guiné-Bissau.
Assim são nossos Natais na Guiné... inesquecíves!!!
Rachel Peres de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário