domingo, 31 de agosto de 2014

Pr. Julio Panfon Uagna



 Hoje foi um dia muito triste para nós, nosso companheiro de ministério
 Pr. Julio Panfon Uagna, foi recolhido pelo Senhor nosso Pai.

Ao longo de vinte anos, estivemos sempre juntos batalhando na Guiné-Bissau pela causa do Mestre Jesus. Ele foi sem dúvida um grande amigo e irmão, juntos implantamos as igrejas de Bissau e interior, ele deixou-nos um grande exemplo de servo do Senhor.


26 de junho de 2011. Com o Pr. Esequias Soares da Silva, no Culto de Gratidão pelos Vinte Anos da Igreja Evangélica Assembléia de Deus na Guiné-Bissau.

Culto de Pentecostes em 2007

No texto abaixo conto um pouco da sua história, como sempre faziamos, um dia eu pedi-lhe para contar-me como foi a sua chamada para o ministério e ele falou:
  
"No ano de 1986 eu morava na cidade de Colda, no vizinho país de Senegal, fronteira com Guiné-Bissau. Nessa cidade, morava um casal de irmãos guineenses que construíram um salão em seu próprio terreno onde realizavam cultos, conhecido como Chico, ele era um homem simples, não sabia ler mas era muito dedicado à obra do Senhor, orava para que um pastor ou missionário assumisse aquele trabalho, como ele não podia realizar o casamento do irmão Julio Panfon  Uagna com a irmã Gina, foram para a cidade de Bafatá onde conheceram o missionário brasileiro chamado Jose Ferreira que trabalhava junto a Igreja Evangélica, ele realizou o casamento do casal, isso no ano de 1989. 
O irmão Julio, convidou esse irmão para ser o missionário da igreja de Colda, como ele não podia aceitar o convite, indicou o Pr. Otavio Marques que trabalhava em Ziguinchor, Senegal, cidade  fronteira com Guiné.Bissau. O Pr. Otavio Marques estava ligado com a Missão Assembléia de Deus americana. O irmão Julio escreveu uma carta para o Pr. Otavio, convidando-o e ele aceitou e ficou responsável por aquela igreja em Colda, e registrou como Assembléia de Deus, dando assistência a essa Igreja. Na época, o Pr. Norman Donald Anderson  era o diretor da África Lusófona, e o missionário Vernon Fink que trabalhava no Senegal, representava o Concílio das Assembléias de Deus da América do Norte.
No inicio do ano 1991 a Missão AD americana, convidou o Pr. Otavio Marques, o casal Julio e Gina Panfon, e o casal Jose Bidam e esposa Rosa, para iniciarem a Igreja Evangélica Assembléia de Deus na Guiné-Bissau, o primeiro culto foi na casa do presbítero Domingos Indi membro da Igreja Evangélica.

No dia 23 de julho de 1991 a Igreja Evangélica Assembléia de Deus foi registrada, na Guiné-Bissau com o nome: Igreja Evangélica Assembléia de Deus da Guiné-Bissau". 
 (Relato colhido do Pr. Julio Panfon Uagna, pelo missionário Pr. Pedro de Souza no dia 12 de setembro de 2008) 


O Pr. Julio Panfon Uagna, foi o primeiro pastor ordenado na AD da GB, no dia 26/08/1995 na Igreja AD Cuntum.


Pastoreou a Igreja no bairro do Quelelé, Bissau, por 20 anos.
Faleceu dia 31 de agosto de 2014.

Pr. Pedro de Souza

Rachel Peres de Souza

Um comentário:

  1. Olá,

    Gostaria de saber se o grupo de missões em Guiné Bissau tem interesse de se beneficiar do material que nós do Evangelho em Cadernos produzimos. Trata-se de cadernos em que pessoas de todo o país copiam livros bíblicos e adicionam, no início, uma mensagem para o missionário/cristão que receberá o caderno.

    Também estamos dispostos a enviar os cadernos para que sejam enviados para outros países.

    Caso haja interesse, ou conheça alguém que se interesse em enviar os cadernos a lugares onde seria difícil entrar uma Bíblia, por favor, entrem em contato conosco através da página no Facebook. (facebook.com/evangelhoemcadernos)

    ResponderExcluir